Mais um título internacional ao Brasil
Confira o nosso editorial desta sexta-feira (30)
Foto: Tânia Rêgo
O Brasil acaba de conquistar mais um título internacional. O Sítio Roberto Burle Marx (SRBM), localizado na capital fluminense, é o 23º monumento brasileiro a ingressar na seleta lista de Patrimônio Mundial. Esse título representa o reconhecimento do valor excepcional do Sítio para a cultura de toda a humanidade.
A decisão veio de Fuzhou, na China – foi confirmada na última terça-feira (27) pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O Sítio foi classificado na categoria Paisagem Cultural, que reconhece bens que possibilitam a interação entre o ambiente natural e as atividades humanas, resultando em uma paisagem natural modificada. A Unesco é o organismo das Nações Unidas (ONU) responsável por propor e promover a identificação, proteção e preservação do patrimônio cultural e natural em todo o mundo.
Título merecido, mesmo: é a maior e mais importante obra de Burle Marx, referência máxima do paisagismo na América Latina e que ali criou um pioneiro laboratório botânico - o local contém as coleções de plantas tropicais e semitropicais de Burle Marx.
É reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes do século 20 e a quem é atribuída a criação do conceito de jardim tropical moderno.
Este reconhecimento consagra a extraordinária obra de Burle Marx e reforça o trabalho do Brasil pela valorização da sua flora tropical, estabelecendo o compromisso de manter os valores excepcionais que tornam o Sítio um lugar tão especial para todo mundo.