Manifestações pelo impeachment de Gilmar Mendes seguem Brasil afora
São Paulo e Belo Horizonte se destacaram
Foto: Tercia Franco
Milhares de pessoas se reuniram durante todo o dia nas mais variadas cidades do país pedindo o afastamento do ministro do STF, Gilmar Mendes. Centenas de pessoas se reuniram na Praça da Liberdade na capital mineira e, aos gritos de “Fora Gilmar”, expressaram que a população não viu com bons olhos a decisão do STF em acabar com a prisão em segunda instância e que estão dispostos a pressionar o senado e a câmara para que agilizem a votação que pode reverter o quadro.
Na Avenida Paulista, na altura da Fiesp, a quantidade de pessoas era bem maior e contava com a mobilização dos grupos Nas Ruas, Movimento Conservador, Movimento Brasil Conservador e o Movimento Avança Brasil. Estes grupos foram muito atuantes nas campanhas para o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e para a eleição do presidente de Jair Bolsonaro.
Manifestantes colocaram tomates podres a disposição para quem quisesse se divertir acertando uma imagem de Gilmar Mendes presa em um poste e a música feita para “homenagear” o STF foi cantada milhares de vezes.
Durante toda a semana passada, a hashtag #BrasilContraGilmarMendes e #GilmarMendesVaiCair já lideravam os "trending topics” - tópicos mais comentados do Twitter - com mais de 300 mil de repetições.