• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Manifestantes presos na Esplanada passam por audiência de custódia nesta segunda-feira (9)

Manifestantes presos na Esplanada passam por audiência de custódia nesta segunda-feira (9)

Conforme a PCDF, até as 23h de domingo (8), 300 pessoas haviam sido detidas

Por Da Redação
Ás

Manifestantes presos na Esplanada passam por audiência de custódia nesta segunda-feira (9)

Foto: Reprodução/Twitter

Os manifestantes presos por participarem da depredação na Praça dos Três Poderes serão submetidos a audiência de custódia nesta segunda-feira (9). Como informou a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), cerca de 300 pessoas haviam sido detidas até as 23h de domingo (8).

Com base na lei, eles foram enquadrados no artigo 359-M do Código Penal, que consiste em "tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído". A pena prevista é de 4 a 12 anos de prisão.

Durante toda a noite, o Departamento de Polícia Especializada (DPE) recebeu ônibus com manifestantes que participaram das ações. "As investigações seguem até que o último integrante seja identificado", destacou a Polícia Civil

De acordo com o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, delegado Robson Cândido, pessoas com mandado de prisão em aberto por homicídio integram a lista de detidos. Cândido ainda pontuou que a corporação já havia alertado a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) sobre os riscos das manifestações.

O Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram tomados por conta do resultado das eleições 2022, onde Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu o pleito.

Com as manifestações em Brasília fora de controle, o governador Ibaneis Rocha (MDB) exonerou o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres e logo após o próprio governador foi afastado do cargo pelo ministro Alexandre de Moraes. Além disso, Lula editou um decreto para a intervenção federal no Governo do DF até o dia 31 de janeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário