Política

Mantega pede apoio dos EUA para adiamento da eleição à chefia do BID

Em documento, ex-ministro diz falar em nome do governo Lula

Por Da Redação
Ás

Mantega pede apoio dos EUA para adiamento da eleição à chefia do BID

Foto: Agência Brasil

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega enviou uma carta à Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e aos governos do Chile, Colômbia e Argentina pedindo para adiar a eleição para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), marcada para o dia 20 de novembro. 

No documento, Mantega diz falar em nome do novo governo e que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gostaria de indicar outro candidato. No mês passado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, indicou o economista e ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn como o candidato do Brasil para presidir o BID.

O BID é uma instituição multilateral responsável por US$ 12 bilhões em empréstimos para governos na América Latina. Embora Mantega tenha enviado a carta e conte com apoio de setores do PT, a oposição ao nome de Ilan não é consenso na aliança em torno de Lula. Aliados da senadora Simone Tebet, da deputada eleita Marina Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin apoiam o economista. Além de suas posições liberais em economia, Goldfajn também é conhecido pela atuação em projetos de defesa da Amazônia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.