• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • "Mantivemos a promessa de nunca esquecer”, diz Biden em discurso de 21 anos do ataque terrorista
Mundo

"Mantivemos a promessa de nunca esquecer”, diz Biden em discurso de 21 anos do ataque terrorista

Presidente dos EUA também citou a rainha Elizabeth II

Por Da Redação
Ás

"Mantivemos a promessa de nunca esquecer”, diz Biden em discurso de 21 anos do ataque terrorista

Foto: Reprodução / Redes sociais

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discursou, neste domingo (11), nos 21 anos do ataque terrorista ao World Trade Center, em Nova York. O chefe do Executivo americano falou da promessa e mensagem enviada pela rainha Elizabeth II à época da tragédia, de frente para o Pentágono. 

“Depois de 21 anos nós mantivemos nossa promessa de nunca esquecer. Vamos manter na memória e a lembrança de todas as vidas que foram roubadas naquele dia. É bom se lembrar. As memórias nos ajudam a curar, mas também podem abrir as feridas e nos levar de volta para aquele momento, quando o luto estava em carne viva, que você pensa em tudo o que poderiam (vítimas) ter feito, as experiências que perderam juntos, os sonhos que deixaram de viver”, disse, pedindo “proteção da liberdade e da democracia”.

Em outro trecho do discurso, repetiu a mensagem enviada pela rainha Elizabeth II. “O luto é o preço que pagamos pelo amor”, relembrou.

Em seguida, saudou a coragem e resiliência do povo americano durante os momentos de tensão. Além de enaltecer a coragem dos veteranos. 

Quase no fim do pronunciamento, relembrou da caça ao terrorista Osama bin Laden e reforçou que os EUA nunca irão desistir de combater o terrorismo realizado contra a população americana.

“Levou 10 anos para caçarmos e matarmos Osama bin Laden, mas nós o fizemos. Nesse verão, eu autorizei um ataque à Ayman Al-Zawahiri, um deputado de bin Laden e um líder da al-Qaeda porque nós nunca vamos descansar, nunca vamos nos esquecer, nunca vamos desistir. Nós vamos continuar a monitorar e interromper quaisquer atividades terroristas que encontrarmos e nunca vamos hesitar em fazer o necessário para defender o povo americano. O que foi destruído foi consertado. O que foi ameaçado foi reforçado. O que foi atacado o espírito indomável nunca vacilou”, destacou.

Biden também afirmou que a união da população é a maior lição que ficou dessa tragédia. “Para mim, essa é a maior lição do 11 de setembro. Não que nunca mais enfrentaremos um revés, mas que em momento de grande união, nós tivemos que resistir aos impulsos de medo, violência e recriminação direcionada aos americanos muçulmanos, bem como os de descendência do Oriente Médio e do Sul da Ásia. Não há nada que essa nação não possa conquistar, quando enfrentamos juntos e defendemos com toda nossa força. É isso que nos faz únicos no mundo, nossa democracia”, disse.

Em 11 de setembro de 2001, terroristas da Al-Qaeda, comandada por Osama bin Laden, lançaram aviões contra os dois prédios do World Trade Center, conhecido como as Torres Gêmeas, em Nova York.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.