Michel Telles
Marca brasileira Pegada utiliza tecnologia Basf para produção própria de amortecedores de calçados
Esse investimento na tecnologia da Basf permite que a marca tenha maior controle sobre a qualidade do produto
Por Michel Telles
Ás
Foto: Divulgação
Acaba de rolar uma parceria das boas entre a BASF e a marca brasileira de calçados Pegada, que foi consolidada para a produção de uma linha masculina com amortecedores feitos pela própria empresa calçadista, que inclui modelos como sapatênis, sapato e mocassim. Para esta linha, a Pegada investiu na tecnologia com sistema BASF para palmilha de poliuretano poliéter, promovendo conforto e acabamento ao calçado com um sistema de amortecimento ativo.
Outra vantagem da marca ao utilizar essa tecnologia da BASF é o fato de passar a produzir sua própria palmilha interna.“Desse modo, a empresa não precisa mais depender do material de terceiros e passa a ter maior controle sobre a qualidade de seus produtos“, explica Marco Cunha, coordenador de negócios em Materiais de Performance da BASF.
O componente usado pelo Pegada já era um produto feito com poliuretano BASF. No entanto, internalizar essa fabricação possibilitou verticalizar os processos e trazer a fabricação para dentro da empresa. “Esse investimento nos trouxe uma melhoria nos custos, controle de qualidade e agilidade na fabricação pelo fato de acontecer dentro da fábrica de sapatos”, conta Guilherme Engelmann, comprador da Pegada.
A parceria é resultado da participação das duas empresas na Fábrica Conceito – espaço na feira internacional calçadista FIMEC que oferece uma experiência real do funcionamento de uma indústria de calçados – durante a edição de 2017, com a produção conjunta de um calçado casual.
O investimento nessa tecnologia de poliuretano da BASF agregou valor à nova produção e o consumidor poderá comprovar no amortecimento e conforto que vai sentir ao usar o calçado. ”A linha começou a ser produzida em março deste ano. A Pegada está otimista com o novo processo interno de fabricação de seus calçados. Isso motiva a marca a incluir outros modelos neste processo próprio de produção de amortecedores em breve“, comenta Guilherme.
O sistema injeção direta com solado em Poliuretano da BASF está disponível no mercado para a indústria calçadista. Além de soluções para palmilhas, a companhia oferece também componentes para solas de calçados - como o Elastopan® Light Sports, Elastopan® Griptec, Elastopan® Light Midsole, Elastopan® Boots, Elastopan® Green e o Elastollan® Soft - atendendo às diversas demandas do mercado calçadista.
Sobre a divisão de Materiais de Performance da BASF
A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materiais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados sob o mesmo teto. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2018, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 7,65 bi.