Marcha dos Prefeitos: recebido com aplausos e vaias, Lula pede que brasileiros não 'percam a civilidade'
Durante o discurso, o petista também pregou harmonia entre os entes federados
Foto: Reprodução/YouTube
BRASÍLIA -- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta terça-feira (21), da Marcha dos Prefeitos, em Brasília, e foi recebido pelo público com aplausos e vaias, entre gritos de "Fora Lula" e "Olê-olê-olá, Lula, Lula". Durante o discurso, o petista pregou harmonia entre os entes federados e pediu que os brasileiros não "percam a civilização" durante a eleição municipal deste ano, que acontece em outubro.
"Vocês votam, uns xingando, outro agradecendo, mas no ano seguinte está todo mundo aqui outra vez, com outra pauta de reivindicação e novamente a gente senta e conversa. É assim que esse país vai ser daqui para frente: republicano, respeitoso, com harmonia entre os entes federados", disse o presidente.
"Não permitam que as eleições desse final de ano façam com que vocês percam a civilidade. Esse país está precisando de civilidade, de harmonia e muito mais de compreensão", acrescentou.
Lula também reforçou a importância de estabelecer uma relação de respeito e dignidade entre os prefeitos e a Presidência.
"Tudo o que vocês pedem 100%, nem sempre a gente consegue atender. Mas, muitas vezes a gente consegue atender mais do que as pessoas imaginavam que a gente pudesse atender. Quando a gente faz uma pauta de reivindicação na prefeitura, no sindicato ou em uma associação, a gente sabe mais ou menos o tamanho do pedido e do atendimento. Para quem dá, é sempre muito e para quem recebe é muito pouco, e é isso que permite a cada ano o Paulo [Ziulkoski, presidente da CNM], apresentar uma nova pauta de reivindicação e a gente vá discutir com os ministros, no Senado, deputado ou lideranças", explicou.
Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios e representantes da CNM, também estiveram na cerimônia.