Marco Aurélio Mello adia aposentadoria para 12 de julho
Nova data coincide com o aniversário de 75 anos do ministro
Foto: Rosinei Coutinho/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, encaminhou um ofício à presidência da Corte informando que vai se aposentar em 12 de julho. No ofício, que adia em uma semana a previsão anterior de deixar o cargo, o ministro afirma que quer se dedicar ao Judiciário até a “undécima hora” e “diminuir ao máximo” o número de processos que ficarão no gabinete dele.
Marco Aurélio Mello é o decano, ministro mais velho do tribunal, e completa 75 anos no dia 12. Com isso, tem de se aposentar compulsoriamente do posto. “Aguardarei, em mais uma demonstração de apego ao ofício de servir, como julgador, aos semelhantes, a data-limite de permanência no cargo, a ocorrer em 12 de julho próximo, ao completar 75 anos de idade”, afirmou.
Caberá ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), indicar um nome para o STF. O escolhido precisa ser sabatinado e aprovado pelo Senado. Não há prazo para isso. Marco Aurélio completa neste mês 31 anos de STF. O ministro chegou ao STF em 13 de junho de 1990, indicado pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, que é primo dele. Marco Aurélio foi o primeiro integrante da Justiça do Trabalho a atuar na Corte.