Marcos do Val presta depoimento à Polícia Federal nesta quarta (19)
Senador vai detalhar suposto plano de golpe de Estado
Foto: Agência Brasil
O senador Marcos Do Val (Podemos-ES) prestará depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira (19), no mesmo inquérito em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ouvido na semana passada. A investigação da PF envolve um suposto plano de golpe de Estado, no qual o parlamentar teria afirmado que gravaria conversas com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a pedido do ex-deputado Daniel Silveira.
No dia 1º de janeiro deste ano, durante uma transmissão ao vivo na internet, Marcos Do Val mencionou Bolsonaro, alegando que o ex-presidente o teria pressionado para orquestrar o suposto golpe. Em depoimento, Bolsonaro negou as acusações.
Em junho, o senador Marcos Do Val foi alvo de mandados de busca e apreensão por suspeita de obstrução de Justiça. Na ocasião, ele afirmou estar sendo "perseguido" por Moraes e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. A PF havia agendado um depoimento para o senador falar sobre esse caso, mas ele não compareceu.
O novo depoimento foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes. Após a ação da polícia, o senador apresentou um atestado e se afastou temporariamente de suas atividades parlamentares.