• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Maria Marighella debate na Uneb o papel dos Conselhos de Cultura na democratização do acesso às políticas públicas

Maria Marighella debate na Uneb o papel dos Conselhos de Cultura na democratização do acesso às políticas públicas

Evento foi promovido pela Uneb para formar a implantação do conselho gestor do Programa de Arte e Cultura (Proarte) da universidade

Por Da Redação
Ás

Maria Marighella debate na Uneb o papel dos Conselhos de Cultura na democratização do acesso às políticas públicas

Foto: Divulgação

A presidenta da Fundação Nacional de Artes e vereadora licenciada de Salvador, Maria Marighella, participou nessa terça-feira (12), da mesa de debate “O Papel dos Conselhos de Cultura na democratização do acesso às políticas públicas”, evento promovido pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) para formar a implantação do conselho gestor do Programa de Arte e Cultura (Proarte) da universidade.

Aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) da UNEB, em junho deste ano, o Programa de Arte e Cultura é um instrumento voltado para o apoio e fomento de ações de extensão nas áreas de  Mobilidade, Circulação e Residência artística; Formação, Experiência e Fruição; Produção Artística e Economia da Criatividade; Manifestação Popular, Patrimônio e Comunidades; Eventos, Feiras, Festas e Festivais artísticos.

“Os conselhos de cultura são importantes instâncias de participação social que devem ser reinvindicadas e fortalecidas. Essa retomada desses conselhos, dessa experiência que se soma à retomada do Ministério da Cultura e a Política Nacional Aldir Blanc - que vai descentralizar R$ 15 bilhões em 5 anos - pode colocar na vida do país um tipo de organização do campo da cultura, de institucionalização e de presença da sociedade civil organizada na formulação de políticas públicas de uma maneira única e nunca experimentada”, argumentou a presidenta da Funarte, Maria Marighella.

Os conselhos de cultura integram uma parte importante de participação social do país, colaborando para a democratização dos mecanismos decisórios da construção das políticas públicas da cultura.

A mesa de debate contou ainda com a participação da diretora de Cultura do município de Itacaré, Ronara Criola; a conselheira municipal de Cultura Arcoverde, Gabi Beneditta. A atividade foi mediada pela professora Cláudia Vasconcelos, membro do Conselho Gestor do Proarte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário