Marina Silva diz que bairros e pontes do RS vão precisar de outro padrão de construção
Ministra aponta que o número de mortos e desaparecidos é um prejuízo irreparável
Foto: Reprodução/FabioRodriguesPozzebom/AgênciaBrasil
De acordo com a avaliação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, a reconstrução da infraestrutura de cidades e obras públicas do Rio Grande do Sul, terão que levar em conta o novo cenário do clima do planeta. Ela disse que equipamentos públicos, como pontes, e mesmo locais de moradia deverão ter suas obras reavaliadas.
“As pontes levadas pelas correntezas não poderão ser reconstruídas no mesmo lugar e não terão a mesma altura, e talvez não terão a mesma espessura, aí vai depender de uma avaliação técnica. Alguns bairros e comunidades talvez tenham que ser removidos para outras áreas, e tudo isso é muito doloroso”, disse Marina Silva.
Ela prossegue dizendo que “o clima mudou, a realidade mudou, vamos conviver cada vez mais com esses extremos”. A ministra relembra o número de mortos e desaparecidos no desastre como um prejuízo irreparável, mas que os demais prejuízos materiais poderão ser mitigados no futuro com ações de adaptação: atividades para reduzir o desmatamento e a emissão de carbono (CO2). Ela ressalta que é necessário gerenciar uma urgência climática além do desastre.