Marinha envia navio de pesquisa para litoral do Nordeste
Embarcação vai analisar óleo derramado na região
Foto: Marinha do Brasil/Divulgação
Um navio de pesquisa da Marinha deixou o Porto de Ilhéus, localizado no sul da Bahia com missão de coletar e medir dados ambientais do óleo espalhado pelo litoral nordestino. Vital de Oliveira, a embarcação partiu em viagem nesta quarta-feira (13).
O navio dispõe de acomodação para pesquisadores e infraestrutura completa de pesquisa, concentrando 28 equipamentos científicos de última geração, que permite a interação entre representantes de várias instituições do país e a Marinha. O navio também tem alta capacidade de permanecer na área de operação por longos períodos.
Os trabalhos acontecerão ao longo do litoral nordestino e envolvem diversas tarefas, tais como a realização de estações oceanográficas para perfilagem vertical de temperatura e salinidade da coluna d’água, coleta de amostras de água para análise química para verificar a presença de óleo, além da análise de correntes marinhas, coleta de amostras do solo marinho, medições de profundidade utilizando ecobatímetro e um equipamento sofisticado que faz medições de temperatura e salinidade com o navio em deslocamento.