• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Marinha lança novo submarino com capacidade de ficar até cinco dias imerso no mar
Brasil

Marinha lança novo submarino com capacidade de ficar até cinco dias imerso no mar

Chamado de 'Humaitá', gigante pode acomodar até 35 tripulantes; conheça

Por Da Redação
Ás

Marinha lança novo submarino com capacidade de ficar até cinco dias imerso no mar

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil lança, na manhã desta sexta-feira (12), o mais novo submarino da corporação. Chamado de 'Humaitá', o submergível estava em construção desde 2008 e será o segundo dos quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), da Classe “Riachuelo”, em parceria com o governo da França. 

O submarino terá 71,6 metros de comprimento, 6.2 metros de diâmetro e tem capacidade para acomodar uma tripulação de até 35 pessoas, sendo oito oficiais e 27 praças. Projetado pela empresa Naval Group, a sua construção contou com a participação de diversos engenheiros brasileiros.

Entre outras curiosidades sobre o “Humaitá”, a embarcação pode deslocar até 1.710 toneladas na superfície e 1.870 toneladas quando está submerso. Além disso, atinge uma velocidade máxima de cerca de 37 quilômetros por hora e tem capacidade de permanecer submerso por até cinco dias.

Para sustentar suas operações, o submarino conta com um sistema de geração de energia composto por quatro motores a diesel e outros quatro geradores. Além disso, o gigante conta com um sofisticado sistema de sensores acústicos e radares, e é capaz de carregar armas mais tradicionais, como torpedos, mísseis antinavio e minas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.