Maritacas são encontradas mortas em Ilhéus, sul da Bahia
Casos ocorrem após derrubadas de árvores na cidade
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Moradores de Ilhéus no Sul da Bahia encontraram, aves conhecidas como maritacas, mortas na noite de segunda-feira (13). As mortes acontecem após a derrubada de amendoeiras na Avenida Soares Lopes, no centro de Ilhéus. As informações são do portal G1.
Os moradores de Ilhéus têm se mostrado contra o corte das árvores, alegando a importância da arborização na cidade e de que elas servem de moradia das aves, principalmente das maritacas. Após repercussão, e ação civil pública do Ministério Público Estadual, a derrubada foi suspensa pela prefeitura.
De acordo com a bióloga Selene Nogueira, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), é provável que as mortes tenham ocorrido por estresse. "As minhas hipóteses, conhecendo um pouco do comportamento de psitacídeos [aves], é que essa morte foi causada, certamente por um estresse intenso. Só o estresse, ele já pode matar um animal. Isso é uma falta de bem-estar animal muito grande, a perda de dormida", pontuou.
Nogueira informou ainda o motivo pelo qual a falta das árvores pode causar estresse nas aves. "Esses animais passam o dia inteiro forrageando, voltam cansados, precisam de descanso e não encontram espaço. São aves que são territoriais, precisam do seu espaço. Cada uma deve ter a sua área para dormida, e elas podem até se comunicar, se achar. Há registros de vocalização individual, de reconhecimento de vocalização individual, então elas devem ter os sítios de dormida pré-determinado", explica.
Leia também
>> Veja vídeo: moradores denunciam derrubadas de amendoeiras na orla de Ilhéus