Brasil

Massa de ar seco predomina no Brasil, com exceção do Sul e Norte

Frente fria avança pelo Sul e chuvas se concentram no Norte do país

Por Da Redação
Ás

Massa de ar seco predomina no Brasil, com exceção do Sul e Norte

Foto: Reprodução

Uma grande massa de ar seco continua influenciando quase todo o Brasil, deixando o país com pouca nebulosidade e sem condições para chuva. No entanto, uma frente fria avança sobre o sul do Rio Grande do Sul, trazendo nuvens e precipitações para a região.

No norte da Região Norte, onde há muita umidade e calor, nuvens carregadas se formam, e no litoral do Nordeste, a umidade provocada por ventos marítimos moderados gera a formação de nuvens de chuva.

Além disso, uma forte massa de ar frio de origem polar está sobre o oceano, levando ventos frios para o interior do Sul e do Sudeste. Essa massa de ar está se afastando do Brasil, e o frio diminuirá nas próximas horas.

Confira a previsão do tempo para as diferentes regiões do país:

- Região Sul: Uma frente fria passa pelo litoral sul do Rio Grande do Sul, provocando muitas nuvens e pancadas de chuva moderadas na região. A nebulosidade aumenta também na Campanha Gaúcha e pode chuviscar pela manhã. No restante da região, o ar seco predomina, com muito sol e poucas nuvens. Pode ocorrer nevoeiro no começo da manhã no leste do Paraná, e há possibilidade de geada na Serra Catarinense ao amanhecer.

- Região Sudeste: A maior parte da região terá um dia ensolarado, com pouca ou nenhuma nebulosidade. Ainda amanhecerá frio devido à massa de ar frio que se afasta do Brasil. Está prevista chuva fraca no litoral do Espírito Santo e sol entre muitas nuvens no Vale do Rio Doce (MG). Pode ocorrer geada nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. O amanhecer será o mais frio do ano até agora nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

- Região Centro-Oeste: Uma grande massa de ar seco deixa o Centro-Oeste com baixa umidade no ar, sem condições para chuva. O tempo será seco e quente à tarde, com temperaturas acima dos 30°C. Durante a noite e o amanhecer, as temperaturas serão amenas. A baixa umidade é prejudicial para a saúde.

- Região Nordeste: O interior do Nordeste terá sol e tempo seco. Na faixa litorânea e na zona da mata, haverá pancadas de chuva e períodos com sol. O litoral da Bahia terá chuvas mais frequentes e maior quantidade de nuvens, incluindo ocorrência de raios.

- Região Norte: O Tocantins, o centro, sul e leste do Pará, Rondônia, A

cre e sul do Amazonas terão sol, calor e tempo seco. Nas demais áreas da Região Norte, haverá períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Chove a qualquer hora em Roraima, no litoral do Pará e do Amapá, com risco de chuva moderada a forte nessas regiões.

Alertas meteorológicos para o dia 05/07/2023:

- Atenção para o risco de chuva moderada a forte nas capitais Boa Vista, Manaus, Macapá, Belém, São Luís e Salvador.

- Alerta para temporais no centro, sul e leste do Amapá e na ilha do Marajó.

- Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios, em Roraima, faixa norte do Amazonas, extremo norte e noroeste do Pará, oeste do Amapá, litoral do Maranhão, Recôncavo e litoral norte da Bahia.

- Atenção para chuva moderada no litoral sul do Rio Grande do Sul, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

- Atenção para rajadas de vento de 40 km/h a 50 km/h em Santa Catarina, região dos Lagos (RJ), norte da Bahia, interior de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, norte e leste do Piauí.

- Alerta para ar muito seco, com níveis de umidade entre 11% e 20% em algumas áreas do Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul, Tocantins, oeste da Bahia e Vale do São Francisco, centro e sul do Maranhão e Piauí, interior de São Paulo, centro, norte e oeste do Paraná, e oeste de Santa Catarina.

- Atenção para ar muito seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% nas demais áreas do Centro-Oeste, Tocantins, oeste da Bahia e Vale do São Francisco, centro e sul do Maranhão e Piauí, Minas Gerais (exceto leste e zona da mata), e no oeste de São Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário