• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Matrículas em universidades privadas devem cair em 70% devido à pandemia, prevê estudo
Brasil

Matrículas em universidades privadas devem cair em 70% devido à pandemia, prevê estudo

A receita das instituições devem ter perda de R$6 bilhões neste ano

Por Da Redação
Ás

Matrículas em universidades privadas devem cair em 70% devido à pandemia, prevê estudo

Foto: Agência Brasil

Em meio ao cenário de pandemia com o isolamento social e a suspensão das aulas presenciais, as matrículas nas universidades privadas devem cair em 70% no segundo semestre deste ano, segundo previsão da consultoria Atmã Educar. Dos 625 mil novos alunos previstos, apenas 180 mil devem efetivar a matrícula.

Já o total de alunos previsto para este ano, a quantidade de matrículas deve ser reduzida de 2,5 milhões para 2.060 milhões, equivalente a 17% do previsto. Em relação à perda nas receitas, somado às inadimplências, as instituições devem ter uma perda de 6 bilhões de reais neste ano.

A adoção do ensino à distância é apontado pela consultoria como uma medida para driblar os custo, porém, em curto prazo não é a solução mais adequada. A previsão calcula que uma faculdade média, de 5.000 alunos, precisa investir 200.000 reais para iniciar aulas online, e depois, outros 15 reais por aluno por mês com tecnologia e conteúdo. Atualmente no Brasil, 6,5 milhões de alunos estão matriculados nas redes de ensino superior privado, sendo cerca de 2 milhões são à distância.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário