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McDonald's pode receber multa de R$ 12 milhões por McPicanha "fake", diz site

Procon-SP solicitou esclarecimentos da multinacional até o dia 2 de maio

Por Da Redação
Ás

McDonald's pode receber multa de R$ 12 milhões por McPicanha "fake", diz site

Foto: Facebook/Mc Donald's

A rede de fast-food McDonald's poderá receber uma multa de até R$12 milhões por comercializar o lanche McPicanha sem a presença da picanha. A informação foi passada nesta quinta-feira (28), pelo diretor de fiscalização do Procon-SP, Carlos Marera, em entrevista ao site Money Times.

No entanto, Marera não informou quanto será, concretamente, cobrado da empresa. “A multa pode chegar a R$ 12 milhões e é calculada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e o faturamento global da rede”, afirmou.

O Procon-SP já havia notificado a rede de lanches anteriormente, que ela a empresa deverá apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, para informar a composição de cada um dos ingredientes. Ainda de acordo com o Procon, o McDonald’s deve prestar esclarecimentos até o dia 2 de maio.

“Também foi solicitado que o McDonald’s apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022”, disse o Procon.

O órgão ainda realizou exigência para que o McDonald's mostre qualquer tipo de propaganda anterior dos sanduíches com a presença de "sabor acentuado e/ou picanha", divulgados nos meios de comunicação e nas redes sociais. “O Procon-SP quer ainda que a rede envie os documentos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos oficiais competentes, bem como dos termos das respectivas campanhas publicitárias vinculadas”, disse o órgão regulatório.

Em defesa, o McDonald's divulgou uma nota mais cedo, na qual dizia que os sanduíches trazem molho sabor picanha, que contam com aroma natural da carne.

“A empresa já está trabalhando para esclarecer os questionamentos levantados pelo Procon, dentro do prazo concedido. A marca lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa que novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas”, disse a gigante multinacional, através da nota.
 

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