Ministério da Justiça dá 10 dias para McDonalds se manifestar sobre hambúrguer de picanha
Rede de fast food terá que esclarecer se produto é composto pelo corte nobre da carne bovina ou não
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O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou, nesta sexta-feira (29), a rede de fast food McDonald’s para que esta esclareça se a linha de sanduíches McPicanha, que entrou no cardápio no início deste mês, é composta pelo corte nobre da carne bovina ou se contém apenas um molho com aroma picanha.
O prazo para empresa enviar os esclarecimentos à pasta é de 10 dias. Caso contrário, o Ministério poderá abrir um processo administrativo contra a rede.
Na notificação, a pasta alega que diversas denúncias foram feitas nas redes sociais sobre o novo lanche. Clientes apontam que o produto não tem o sabor anunciado nos comerciais da rede de fast food. "O Ministério preza pela justiça e segurança do brasileiro em todos os âmbitos, inclusive no direito do consumidor", afirmou o ministro Anderson Torres.
O ministério pretende analisar se a propaganda do produto induz o consumidor ao erro, já que, na composição dele não há picanha. Assim, o ministério solicita que a rede informe todos os ingredientes envolvidos na composição do hambúrguer e se a empresa foi clara ao informar o consumidor sobre a falta da carne nobre na composição.
No caso de haver comprovação de falta de transparência com o consumidor, o ministério alerta para a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, além de multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento.
Além disso, o governo pediu esclarecimentos ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que informou que abriu um processo no dia 26 de abril para verificar a veracidade da mensagem publicitária que foi veiculada pela empresa.
Após ser notificada pelo Procon-SP para prestar explicações sobre a nova linha de sanduíches, com prazo até o dia 2 de maio, a empresa informou que retirou os produtos da linha McPicanha do cardápio de todos os restaurantes no Brasil. Além disso, a rede também se desculpou pela possibilidade do nome do sanduíche pode ter causado dúvidas no consumidor.
“Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada ‘Novos McPicanha’ teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”, publicou a rede em nota.