Brasil

MEC Anuncia Programa "Pé-de-meia" para Estudantes do Ensino Médio

Ministro Camilo Santana revela benefício adicional para candidatos do Enem no último ano do ensino médio

Por Da Redação
Ás

MEC Anuncia Programa "Pé-de-meia" para Estudantes do Ensino Médio

Foto: Agência Brasil

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (16), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou detalhes do programa "Pé-de-meia", uma iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além da bolsa-auxílio para estudantes de escolas públicas durante os três anos do ensino médio, o programa incluirá um incentivo financeiro para alunos realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano do currículo básico.

"Posso adiantar que, com essa lei, haverá um estímulo adicional aos jovens que participarem do Enem", afirmou o ministro durante a apresentação dos resultados do Enem 2023 e propostas para o Enem 2024. O auxílio será concedido nos três anos do ensino médio, com um valor específico para os estudantes que prestarem o Enem no terceiro ano.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão concentrados em aumentar a adesão de candidatos do Enem no último ano do ensino médio. O objetivo é direcionar esses estudantes ao ensino superior imediatamente após a conclusão do ensino médio.

Em 2023, o Enem registrou mais de 3,9 milhões de inscrições, funcionando como o principal vestibular para instituições de ensino superior no Brasil e no exterior. No entanto, cerca de 1,2 milhão de candidatos não realizaram as provas, resultando em uma taxa de participação de 70%. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.