MEC encerra escolas cívico-militares e ordena desmobilização das Forças Armadas
Decisão foi tomada em conjunto com Ministério da Defesa
Foto: Secretaria de Educação /Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) decidiu encerrar as escolas cívico-militares implementadas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi informada, na última segunda-feira (10), por meio de ofício enviado a secretários estaduais de todo o país.
O documento informa que foi "deliberado o progressivo encerramento" do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares após a realização de processo de avaliação liderado pela equipe da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Defesa e do próprio MEC.
De acordo com o texto, haverá uma desmobilização do pessoal das Forças Armadas dos colégios, e, com isso, a adoção gradual de medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade.
O MEC afirma ainda que as definições de estratégias específicas de reintegração das unidades educacionais à rede regular de ensino serão objeto de definição e planejamento de cada sistema. E por último informa que a regulamentação específica sobre o tema está em tramitação.