• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • MEC oferta mais de 6 mil vagas em programa de graduação para estrangeiros
Brasil

MEC oferta mais de 6 mil vagas em programa de graduação para estrangeiros

São mais de 300 cursos de graduação em instituições de todo o país

Por Da Redação
Ás

MEC oferta mais de 6 mil vagas em programa de graduação para estrangeiros

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), está promovendo o processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), com mais de 6 mil vagas disponíveis. As inscrições podem ser realizadas até 18 de agosto.

O PEC-G é uma parceria educacional que oferece a estrangeiros, com idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e proficiência em língua portuguesa, a oportunidade de cursarem gratuitamente uma graduação completa em instituições de ensino superior brasileiras. Esse programa é um dos mais antigos de mobilidade acadêmica do Brasil, existente desde 1965, e também um dos mais abrangentes internacionalmente.

Nesta edição, as vagas serão distribuídas em 342 cursos de graduação, em 102 instituições de ensino superior de todas as regiões do país. Os estudantes selecionados ingressarão nos cursos no ano de 2024.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em uma representação diplomática ou consular brasileira de um dos 69 países conveniados ao programa, conforme listado no Edital nº 5/2023. A maior parte dos países conveniados pertence à África (29) e à América Latina e Caribe (25). Além disso, estrangeiros de alguns países da Europa, Ásia e Oceania também podem participar. O resultado preliminar da seleção será divulgado a partir do dia 30 de outubro.

Uma comissão de seleção, composta por servidores e docentes de instituições federais de ensino, designada pelo MEC, será responsável por avaliar o histórico escolar e os demais documentos exigidos para a candidatura dos estudantes ao programa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário