MEC realiza tratativas com Ministério da Economia para resolver novo bloqueio no orçamento
Segundo a declaração feita pela instituição, nessa terça-feira (29), os valores poderão ser reavaliados
Foto: Divulgação/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) afirmou, nesta terça-feira (29), que avalia, junto ao Ministério da Economia, medidas para resolver o novo bloqueio no orçamento. O órgão “mantém a comunicação aberta com todos e mantém as tratativas junto ao Ministério da Economia e à Casa Civil para avaliar alternativas e buscar soluções para enfrentar a situação”, disse.
Segundo a instituição, os valores poderão ser reavaliados por conta de alterações nas projeções de despesas primárias. “Para cumprimento do teto de gastos, em virtude do aumento da projeção de despesas obrigatórias (…) houve um bloqueio adicional de R$ 1,4 milhões, perfazendo um bloqueio total até o momento de R$ 2,3 milhões para despesas discricionárias. Esses valores poderão ser reavaliados em razão de fatores supervenientes ou mudanças nas projeções de despesas primárias”.
O novo bloqueio no orçamento da Educação foi exposto após manifestações de organizações como a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Por meio de nota, a entidade disse que “no apagar das luzes do exercício orçamentário de 2022 e quando o Brasil inteiro acompanhava a seleção na Copa do Mundo do Catar recebeu com surpresa e consternação a notícia de mais um corte nas contas das universidades públicas”.
Ainda segundo a associação, o embargo sobre os recursos inviabiliza o planejamento de despesas em andamento para integrantes da comunidade interna, terceirizados, fornecedores ou contratantes. Além disso, reivindica que a medida seja analisada diante do risco de se instalar o caos nas contas das universidades.