• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Médicos alertam que calendário de vacinas devem ser seguidos durante pandemia

Médicos alertam que calendário de vacinas devem ser seguidos durante pandemia

OMS estima que 117 milhões de crianças ficarão sem vacina contra o sarampo

Por Da Redação
Ás

Médicos alertam que calendário de vacinas devem ser seguidos durante pandemia

Foto: Reprodução

Além de aconselhar a população para que não deixem de buscar ajuda médica durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mesmo que não tenha relação com a doença, médicos alertam a importância de manter o calendário de vacinação, principalmente para bebês e crianças.  

O ressurgimento de doenças consideradas controladas no Brasil, a exemplo do sarampo, foi alertado sobre a baixa cobertura vacinal e a vulnerabilidade da população brasileira. No entanto, com a crise sanitária causada pela Covid-19, profissionais de saúdem temem que a procura pelo serviço seja ainda mais baixa. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, por conta da pandemia, cerca de 117 milhões de crianças no mundo ficarão sem a vacina contra o sarampo. Dados do Boletim Epidemiológico mais recente do Ministério da Saúde dão conta de 2.805 novos casos apenas este ano. Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina concentram o maior número de casos confirmados, 96,3%.

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballai, alerta que além do sarampo, doenças como rubéola, febre amarela e meningite meningocócica podem voltar a circular em território nacional.

"As pessoas precisam lembrar que não é apenas a vacina da gripe que deve ser tomada mesmo durante a pandemia. Existem outras que devem ser ministradas, especialmente em crianças, que costumam desenvolver quadros mais graves das doenças", explica a especialista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário