Brasil

Médicos investigam caso suspeito de coronavírus em Minas Gerais

O coronavírus pertence a uma família viral com alto poder de infectar humanos

Por Da Redação
Ás

Médicos investigam caso suspeito de coronavírus em Minas Gerais

Foto: Darley Shen / Reprodução

A Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de um caso relativo ao coronavírus, responsável por ao menos 17 mortes na China. A vítima foi uma  brasileira de 35 anos, que estava viajando ao país asiático e retornou para Belo Horizonte no último sábado (18). 

O coronavírus pertence a uma família viral com alto poder de infectar humanos.  Apesar de não apresentar sintomas graves,  a paciente foi conduzida para o Hospital Eduardo de Menezes, na região do Barreiro. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-MG), órgão que coordena situações de crise de saúde no Estado, principalmente relacionadas à disseminação de doenças, está acompanhando o caso.

Os sintomas variam podendo causar apenas um resfriado, provocar tosse, evoluir para febre forte e dificuldade para respirar. Em seu estado mais grave, leva à morte. A professora explica que, assim como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave que, entre 2002 e 2003, matou pelo menos 650 pessoas na China e em Hong Kong), o novo coronavírus parece mais letal em idosos e doentes.

Algumas dicas são:

Não entrar em contato com quem sofre de infecções respiratórias
Evitar contato com animais selvagens ou doentes
Lavar as mãos frequentemente - você pode ter entrado em contato com doentes sem saber
Use álcool gel para limpar a superfície dos móveis e objetos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário