Economia

Medidas para reduzir preços de carros zero-km impacta mercado automotivo

Governo federal anunciou medidas de redução do preço de carros zero-km de até R$ 120 mil

Por Da Redação
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Medidas para reduzir preços de carros zero-km impacta mercado automotivo

Foto: Pixbay

As medidas anunciadas pelo governo federal visando a redução do preço de carros zero-km de até R$ 120 mil têm o potencial de movimentar todo o mercado automotivo nos próximos meses. Além disso, espera-se uma tendência de queda nos preços dos carros usados, que foram muito valorizados durante a pandemia, devido à escassez de insumos para a produção de modelos zero-km. 

De acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação dos automóveis usados atingiu cerca de 17% nos últimos 12 meses, encerrados em fevereiro de 2022. No entanto, nos últimos meses, essa taxa desacelerou e tem registrado valores negativos desde fevereiro.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre maio de 2022 e abril de 2023, os preços dos carros usados e seminovos tiveram uma queda de 1%, impulsionada pelas taxas negativas observadas em nove dos 12 meses analisados.

Enilson Sales, presidente da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), afirma que a redução nos preços dos veículos usados será proporcional ao desconto de até 10,96% oferecido nos modelos zero-km. Ele avalia que, com essa possível redução nos preços dos carros zero-km, os preços dos carros usados ficarão próximos aos praticados antes da pandemia. No entanto, Sales alerta para as características peculiares de cada modelo usado, o que não ocorre nos veículos novos.

Com o alívio financeiro, os brasileiros adquiriram 3,2 milhões de carros usados e seminovos nos primeiros quatro meses de 2023, representando um aumento de 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Eduardo Jurcevic, presidente da Webmotors, concorda com a desvalorização dos carros usados e destaca a interconexão entre os mercados de carros novos e usados. Ele afirma que um carro usado com dois anos de uso do mesmo modelo de um zero-km que sai da fábrica com desconto terá que ajustar seu preço de acordo com o valor do novo. Jurcevic prevê que os valores futuros não retornarão ao patamar pré-pandemia, mas haverá um ajuste um pouco maior do que o previsto antes desse movimento atual.

O aumento dos preços dos carros novos durante a pandemia, causado pela escassez de insumos, levanta questionamentos sobre a desvalorização dos modelos zero-km ao saírem das montadoras. Jurcevic destaca que o movimento de valorização dos carros seminovos observado durante a pandemia dificilmente se repetirá, pois ao utilizar um veículo zero-km, ele já sofre uma desvalorização natural.

Sales reforça que a desvalorização dos carros zero-km ainda persiste, enfatizando que o preço dos carros novos está além do poder aquisitivo da população devido aos impostos abusivos e à perda de renda. Ele conclui que, considerando todos esses fatores, o carro zero-km tornou-se proibitivo para a população, levando as pessoas a optarem por modelos seminovos.

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