Megaleilão de energia deve atrair R$ 15,7 bilhões em investimentos
Aneel classifica o certame desta sexta (30) como um dos maiores da história
Foto: Reprodução/Pixabay
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promove nesta sexta-feira (30), na B3, em São Paulo, o megaleilão de energia que pode atrair investimentos de R$ 15,7 bilhões em novas linhas de transmissão. Pelo volume de recursos atraído, a própria Aneel classifica o certame como um dos maiores de sua história.
Serão oferecidos nove lotes, totalizando 6.184 quilômetros de redes em sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Os contratos terão uma vigência de 30 anos.
Esses lotes visam aumentar a capacidade de escoamento da energia produzida por usinas fotovoltaicas e parques eólicos, além de proporcionar uma maior confiabilidade no fornecimento de energia para a região metropolitana de Recife, entre outras melhorias na infraestrutura.
Especialistas acreditam que as grandes empresas do setor participarão do leilão, porém, devido ao alto volume de investimentos necessários, não se espera que os deságios de até 50% vistos em leilões anteriores se repitam neste certame.