Megaoperação é deflagrada em Salvador e Feira de Santana nesta sexta-feira (22)
Até o momento, 15 criminosos foram presos e seis morreram em confronto com a polícia
Foto: Ascom-PC/Haeckel Dias
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (22), uma megaoperação para cumprimento de mandado de prisão e busca e apreensão em Salvador e Feira de Santana. Os alvos são integrantes de um grupo criminoso envolvido em tráfico de drogas e homicídios.
Chamada de Operação Saigon, as ações acontecem no bairro de Águas Claras, na capital baiana, e também no sistema prisional de Feira de Santana. Além da Polícia Civil, participam da operação agentes da Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
Até o momento, quinze criminosos já foram presos e outros seis morreram após resistirem à prisão e trocarem tiros com as forças policiais. Em ambos os casos, eles chegaram a ser socorridos para o hospital, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.
"Esse grupo é responsável por mais de 30 homicídios. É uma operação resultante do trabalho investigativo de mais de um ano conduzidas por equipes do DHPP, que reuniram informações de campo e utilizaram análises de dados de Inteligência e técnicas investigativas modernas, reunindo elementos de prova contra a atuação dos criminosos e permitindo a representação por medidas cautelares de prisão e busca e apreensão contra integrantes da organização", explicou a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro.
A ação acontece uma semana após uma outra megaoperação ser deflagrada em Salvador. Na sexta-feira passada (22), polícias Militar, Federal e Civil cumpriram diversas ordens judiciais no bairro de Valéria. Na ocasião, um policial federal e quatro criminosos foram mortos. De lá para cá, outras operações policiais foram realizadas, deixando um saldo de dez pessoas mortas.