Meirelles diz que Dilma não é pessoa mais adequada para assumir Banco Brics
Governo Lula tenta articular renúncia do atual presidente e nome da ex-mandatária brasileira é especulado
Foto: Divulgação/Vanessa Oliveira
O ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles se posicionou contrário, neste domingo (12), a uma possível nomeação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para o comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics.
De acordo com Meirelles, Dilma tem vasta experiência por ter chefiado o país, mas não tem um currículo adequado para ocupar um banco com foco em empréstimos, como é o caso do NBD.
"É uma pessoa que tem uma experiência muito grande, por ter sido presidente da República, ministra de Minas e Energia, ter sido da Casa Civil, mas não tem experiência nenhuma em banco. Precisa de uma experiência específica, que é algo que ela não tem. O NBD é semelhante ao Banco Nacional do Desenvolvimento", disse o ex-ministro ao R7.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se articulado pela renúncia do presidente do NBD, Marcos Troyjo, antes do fim do mandato, que vai até 2025. O nome de Dilma é especulado como de interesse do petista.
Um novo presidente do NBD só pode assumir após ser aprovado pelo conselho de governadores do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.