Membros do MPF elegem lista tríplice para Procurador-geral da República
Subprocuradora-geral Luiza Frischeisen lidera lista
Foto: Divulgação/Gil Ferreira/Agência CNJ
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) realizou nesta quarta-feira (21) a eleição para formação da lista tríplice para procurador-geral da República. A subprocuradora-geral Luiza Frischeisen recebeu a maioria dos votos (526), dos seus colegas do Ministério Público Federal (MPF).
Na eleição, os subprocuradores Mario Bonsaglia e José Adonis Callou conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 465 e 406 votos cada.
Após a realização da eleição, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) encaminhará os nomes ao presidente da República, acompanhados dos respectivos currículos, com o intuito de contribuir para o processo de escolha. Ubiratan Cazetta, presidente da ANPR, solicitou uma audiência com o presidente Lula para discutir o assunto.
"A manifestação dos membros do Ministério Público Federal reforça uma luta histórica, que vai além dos interesses corporativos, e representa um sistema transparente adotado por todos os outros Ministérios Públicos brasileiros. Continuaremos dialogando e buscando um modelo de escolha que fortaleça o papel do Procurador-Geral da República na construção da democracia, com autonomia e independência", ressaltou Ubiratan Cazetta.