• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Moraes determina que a PF tome o depoimento do youtuber Monark em 10 dias

Moraes determina que a PF tome o depoimento do youtuber Monark em 10 dias

Ministro acusa o influencer de espalhar 'notícias fraudulentas' sobre as eleições

Por Da Redação
Ás

Moraes determina que a PF tome o depoimento do youtuber Monark em 10 dias

Foto: Antonio Augusto/TSE e Reprodução/Redes Sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal tome em 10 dias o depoimento do influencer Monark. A decisão, no âmbito do inquérito que investiga os atos 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, foi emitida nesta quarta-feira (21). 

O ministro alega que Monark tem espalhado fake news sobre a atuação do Supremo ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por isso, proibiu que o youtuber publique notícias falsas. Em caso de descumprimento, a multa é de R$ 10 mil. 

Moraes citou que, apesar de ter contas em redes sociais bloqueadas, Monark criou um canal na rede Rumble e perfis alternativos em outras redes. No Rumble, disse que o "TSE está censurando gente" e questiona se há "maracutaias acontecendo nas urnas".

A decisão de Moraes foi motivada por um relatório produzido pela assessoria de enfrentamento à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na petição enviada ao Supremo, o tribunal eleitoral informou sobre a publicação de um vídeo de Monark na rede social Rumble, no dia 5 de junho.  

Na gravação, o influenciador comenta sobre o papel do Supremo e do TSE e passa a fazer insinuações sobre o processo eleitoral. "Por que ele [Supremo] está disposto a garantir uma não-transparência nas eleições? A gente vê o TSE censurando gente, Alexandre de Moraes prendendo pessoas, um monte de coisas acontecendo e, ao mesmo tempo, eles impedindo a transparência das urnas? Você fica desconfiado. Que maracutaia está acontecendo nas urnas ali? Qual é o interesse? Manipular as urnas? Manipular as eleições?", afirmou Monark.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário