• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Memorial do Holocausto na Ucrânia, em Kiev, é atingido em ataque russo

Memorial do Holocausto na Ucrânia, em Kiev, é atingido em ataque russo

Museu foi construído em local onde, em 1941, aconteceu um massacre de judeus

Por Da Redação
Ás

Memorial do Holocausto na Ucrânia, em Kiev, é atingido em ataque russo

Foto: Serviço de Guarda da Fronteira da Ucrânia

O bombardeiro russo nesta terça-feira (1º) na área de Babi Yar, em Kiev, atingiu também um memorial do Holocausto, levantado num local que foi palco, em 1941, de um massacre judeu por tropas nazistas.

Conhecido como Massacre de Babi Yar, o massacre deixou cerca de 33,7 mil mortos, e aconteceu durante a ocupação de Kiev, na Segunda Guerra Mundial.

O ataque russo visava impedir a circulação de informações sobre os conflitos, a estratégia militar e os pontos atacados mais recentemente. Devido ao bombardeio, alguns canais de TV saíram do ar na capital.

No entanto, dentre as exigências que o presidente russo Vladimir Putin faz como condição para encerrar os ataques está a “desnazificação e a desmilitirização”, em seguida atacando um local que serve como memorial do holocausto. Além disso, Putin exige também o reconhecimento da Crimeia.

No Twitter, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a história está se repetindo.

“Para o mundo: qual é o sentido de dizer ‘nunca mais’ por 80 anos, se o mundo fica em silêncio quando uma bomba cai no mesmo local de Babyn Yar? Pelo menos cinco mortos. História se repetindo”, afirmou. 

“A torre de TV de Kiev, que acaba de ser atingida por um míssil russo, está situada no território de Babyn Yar. De 29 a 30 de setembro de 1941, os nazistas mataram mais de 33 mil judeus aqui. 80 anos depois, os nazistas russos atacam esta mesma terra para exterminar os ucranianos. Mal e bárbaro”, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário