Mendonça pede vista em processo que pode anular condenação na Lava Jato
Julgamento do ex-senador Valdir Raupp foi o primeiro na extinta operação
Foto: Moreira Moriz/Agência Senado
Durante a primeira participação em julgamento envolvendo casos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro André Mendonça pediu vista do recurso que pode anular a condenação do ex-senador Valdir Raupp. O político foi condenado na extinta operação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por decisão da Segunda Turma do Supremo, em outubro de 2020.
O julgamento foi suspenso nesta quinta-feira (17), após o ministro Ricardo Lewandowski acompanhar o voto divergente de Gilmar Mendes, em que defende a anulação da sentença do político do MDB de Rondônia. Em decorrência disto, Mendonça pediu vista do processo.
Em 2020, Raupp foi condenado após ter recebido 500 mil reais em propina da Queiroz Galvão, pagas por meio de doação dissimulada na campanha de 2010.
Somente com os votos de Gilmar e Lewandowski até o momento, o placar da Segunda Turma é de 2 a 1 pela anulação da sentença contra Raupp, prevista em sete anos e seis meses de prisão em regime semiaberto. O relator, Edson Fachin, já havia votado pela manutenção da condenação no fim de 2021.