Mendonça vota novamente pelo afastamento de Moraes em julgamento da suposta trama de golpe
Nesta terça-feira (15), STF formou maioria contra o afastamento do ministro

Foto: Carlos Moura/SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça votou para impedir que o colega Alexandre de Moraes participe do julgamento contra os 34 acusados por tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
,Na manhã desta terça-feira (15), o STF formou maioria de votos contra o afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento. Até o momento, Mendonça foi o único a se posicionar a favor do afastamento de Moraes.
"Em relação ao arguido ministro Alexandre de Moraes, renovando as vênias às posições em contrário, reconheço o impedimento objetivo de Sua Excelência", votou o ministro. Essa é a segunda vez que Mendonça vota pelo afastamento do colega.
Quanto a Flávio Dino e Cristiano Zanin, Mendonça não votou a favor do afastamento deles.
Votaram contra o afastamento os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Nunes Marques, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. O julgamento em plenário virtual se encerra às 23h59 desta terça-feira.
O pedido de afastamento foi apresentado pela defesa do ex-assessor de Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, e já foi negado anteriormente. Porém, os advogados de Martins entraram com recurso.