• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Menos da metade dos antibióticos usados em crianças são eficazes, aponta estudo
Saúde

Menos da metade dos antibióticos usados em crianças são eficazes, aponta estudo

Há necessidade de desenvolvimento de novos medicamentos

Por Da Redação
Ás

Menos da metade dos antibióticos usados em crianças são eficazes, aponta estudo

Foto: Reprodução/Pixabay

Um estudo liderado pela Universidade de Sydney revelou que menos da metade dos antibióticos administrados em crianças são eficazes, o que  destaca a crescente resistência das bactérias a esses medicamentos. Essa problemática é destacada durante a Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antibióticos, que ocorre de 18 a 24 de novembro. A necessidade de desenvolver medicamentos mais eficazes torna-se evidente diante dessa realidade.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2021, mostram que pneumonia bacteriana e infecções sanguíneas estão entre as principais causas de morte em crianças com menos de cinco anos. Cerca de 30% dos recém-nascidos com infecção sanguínea falecem devido à resistência a vários antibióticos de primeira linha. 

No mundo, o acesso inadequado a antibióticos resulta em aproximadamente seis milhões de mortes anuais, incluindo um milhão de crianças que morrem de infecções generalizadas e pneumonia evitáveis. A falsificação de antibióticos, segundo o estudo, também é um problema. Entre 72 mil e 169 mil crianças morrem anualmente de pneumonia devido a antibióticos falsificados.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.