Mensagem do Telegram contra PL das Fake News teve 1,2 milhão de visualizações
Ao todo, conteúdo foi compartilhado em mais de 200 chats de extrema-direita
Foto: Agência Brasil
Um levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mostra que a mensagem do Telegram contra o PL das Fake News teve 1,2 milhão de visualizações e foi compartilhada em mais de 200 chats de extrema-direita até ser apagada na tarde de quarta-feira (10). Segundo os dados, a publicação circulou por volta de 24 horas. A informação é do jornal O Globo.
Grupos e chats extremistas repercutiram com grande adesão o conteúdo, segundo o pesquisador Leonardo Nascimento, que monitora ecossistemas de desinformação. A mensagem ajudou a endossar o discurso de que o PL das Fake News seria uma forma de limitar a liberdade de expressão dos usuários. Mensagens com o termo "censura" explodiram na plataforma nas últimas horas.
O perfil "Telegram Brasil" passou por uma disparada no número de inscritos nas últimas 24 horas, de 35,8 mil na segunda-feira, um dia antes da publicação, para os atuais 193,7 mil. O texto teve 14,5 mil compartilhamentos.