Senado sabatina indicados pelo governo Lula para postos diplomáticos no exterior nesta quinta (11)
Comissão avaliará embaixadores do Brasil nos Estados Unidos, França, Argentina, Índia e Cuba
Foto: Senado Federal
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado realizará, nesta quinta-feira (11), a sabatina de diplomatas indicados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para postos no exterior. Os nomes em destaque são os dos embaixadores do Brasil nos Estados Unidos, na França, na Argentina, na Índia e em Cuba.
Além da comissão, os indicados precisarão passar pela aprovação do plenário do Senado, embora a data para essa votação ainda não tenha sido definida.
No final do ano passado, após a eleição de Lula como presidente da República, a comissão do Senado chegou a adiar as sabatinas de alguns diplomatas para que os nomes indicados pudessem ser revisados pela nova gestão petista. Naquela época, senadores afirmaram à imprensa que as indicações consideradas mais "sensíveis" seriam analisadas posteriormente.
Vale ressaltar que o diplomata escolhido por Lula para a embaixada do Brasil na Argentina não é o mesmo que havia sido indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), evidenciando uma mudança de diretriz na política externa do país.
Um dos destaques entre os sabatinados é a única mulher presente, que é Viotti. Ela ocupou o cargo de representante permanente do Brasil nas Nações Unidas entre 2007 e 2013, além de ter sido embaixadora em Berlim durante o governo Dilma Rousseff (2013-2016).
Além da sabatina dos indicados, está prevista a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na reunião da CRE. O ministro terá a oportunidade de falar aos senadores sobre a política externa brasileira e tratar de assuntos relacionados à pasta.