Rio e São Paulo então entre as 50 cidades com as melhores comidas típicas do mundo
Pesquisa destaca feijoada de boteco e sanduíche de mortadela
Foto: Reprodução/Pixabay
Rio de Janeiro e São Paulo entraram para o ranking das 50 cidades que oferecem as melhores comidas típicas do mundo. Os dados da enciclopédia gastronômica TasteAtlas, divulgados na última segunda-feira (8), mostram que a culinária nessas cidades brasileiras se destacou e passou a frente de cidades conhecidas por suas comidas, como a italiana Palermo e as espanholas Sevilha e Córdoba.
Segundo o levantamento, o Rio ficou em 32º lugar na classificação geral com a nota 4,48 (de 5 pontos possíveis). São Paulo, por sua vez, ficou na 13ª colocação com a média 4,58. A capital paulista destronou a italiana Bolonha, que já foi considerada a cidade com a melhor comida do mundo, além de Buenos Aires, na Argentina; Viena, na Áustria, e Chicago, nos Estados Unidos.
"São Paulo é uma cidade vibrante e cosmopolita, conhecida por sua cena artística dinâmica e influências culturais diversas. Este cruzamento de culturas reflete-se na gastronomia da cidade, com a comida tradicional caracterizada por seus ricos sabores e uso abundante de carnes", justificou o TasteAtlas.
O sanduíche de mortadela do Mercado Municipal é um dos atrativos para o visitante, segundo o levantamento. Já o Rio foi aplaudido por oferecer "uma fusão dinâmica de sabores brasileiros, quiosques à beira-mar e restaurantes de alto padrão". A comida tradicional carioca ainda foi caracterizada como uma combinação de "influências diversas, ingredientes frescos e uma ênfase em frutos do mar", segundo a enciclopédia.
Entre as delícias recomendadas ficaram a feijoada de boteco, além de churrascos, sopa Leão Veloso, bolinho de bacalhau e açaí na tigela.
Veja os dados completos (aqui).