Mercado aposta em corte de meio ponto na taxa Selic nesta semana
Copom se reúne entre terça (30) e quarta (31) e deve reduzir a taxa para 11,25% ao ano
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se prepara para realizar a sua primeira reunião de 2024 ainda esta semana. O encontro, que começa na terça-feira (30) e deve ir até a quarta-feira (31), promete anunciar um novo corte na taxa básica de juros, a Selic.
No final do ano passado, o Banco Central indicou que o ritmo de queda de 0,5 ponto percentual a cada reunião deveria ser mantido nos dois primeiros encontros do ano. Isso se dá por conta das variáveis atuais do cenário econômico: queda de preços, diminuição na taxa de juros de longo prazo no exterior, principalmente nos Estados Unidos, e avanço nas medidas de equilíbrio fiscal do governo brasileiro.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou 2023 com um aumento acumulado de 4,62%, o que está dentro da faixa da meta de inflação, estabelecida em 3,25%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Com a previsão de continuação da queda do índice em 2024, os economistas esperam que a Selic mantenha sua trajetória de redução.
As projeções de inflação medidas pelo Boletim Focus, que coleta estimativas do mercado financeiro, estão em 3,86% para 2024, e 3,5% nos próximos anos. A meta é de 3%, com intervalo de 1,5 ponto.