Brasil

Mercosul seguirá modelo banco de leite materno brasileiro

A experiência brasileira servirá de referência para Argentina, Paraguai e Uruguai

Por Da Redação
Ás

Mercosul seguirá modelo banco de leite materno brasileiro

Foto: Divulgação

Após uma reunião em São Paulo (SP), os ministros da Saúde do Mercosul assinaram acordo que permite a transferência de tecnologia para a criação e ampliação de programa de Banco de Leite Materno nos países do bloco. A iniciativa é vinculadas a hospitais infantis e maternidades, responsáveis por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite pasteurizado.

O Brasil possui a maior e mais complexa rede de Banco de Leite Materno, sendo referência internacional para mais de 20 países por utilizar estratégias que aliam baixo custo e alta tecnologia.

São 225 Bancos de Leite Humano, cada um dos 26 estados e DF possuem pelo menos um. Existem ainda 212 postos de coleta. Em 2019, o Brasil assinou uma declaração em que os países do BRICS se comprometeram a unir esforços para criar a primeira Rede de Bancos de Leite Humano do BRICS.

Além disso, no encontro, os representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai  debateram outros temas do cenário de saúde sul-americano, como perfis epidemiológicos e aumento da cobertura vacinal. Os quatro ministros também assinaram acordos que estabelecem intercâmbio de conhecimentos no combate a doenças como as hepatites virais, agravos e doenças não transmissíveis, saúde sexual e saúde reprodutiva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.