Merkel diz que mundo não pode ser forçado a escolher entre dois lados
Chanceler alemã cobrou mais transparência sobre práticas como subsídios estatais
Foto: Reprodução
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel mandou recado para o líder chinês Xi Jinping e o novo presidente Joe Biden, segundo ela, o mundo não pode se ver forçado a escolher entre dois grandes blocos. "Sou contra dizer 'aqui estão os EUA e ali a China', e os países precisam se agrupar em torno de um ou de outro", afirmou ela, na última terça (26), em palestra no Fórum Econômico Mundial, que, em 2021.
Sobre a defesa do multilateralismo, em que vários países trabalhando em conjunto sobre um determinado tema, feita na véspera pelo líder chinês Xi Jinping, ela disse concordar com o posicionamento. "Mas há uma questão em que não estamos totalmente de acordo: a de como lidar com diferentes modelos sociais. Quando começa e onde termina a interferência? Quando você defende valores elementares que são indivisíveis?", questionou.
Em vários outros pontos da fala, Merkel cobrou mais transparência sobre práticas como subsídios estatais. "Precisamos saber até que ponto o comércio ainda está sendo feito sob regras globais ou se está sendo favorecido por práticas não aceitáveis."