Mesmo após pedido de vista, Zanin vota para condenar Carla Zambelli
Ministro antecipou voto minutos após Nunes Marques suspender julgamento

Foto: Rosinei Coutinho/STF
Mesmo com o pedido de vista do ministro Nunes Marques, o ministro Cristiano Zanin decidiu antecipar o votou para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a cinco anos e três meses de prisão, além da perda definitiva do mandato parlamentar, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.
O julgamento ocorre no Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) e teve início na sexta-feira (21), com previsão de encerramento até as 23h59 da próxima sexta-feira (28). Com o pedido de vista nesta segunda-feira (24), no entanto, o prazo para conclusão ainda é incerto.
Até o momento, cinco ministros votaram pela condenação da parlamentar. O voto do relator, Gilmar Mendes, foi acompanhado na íntegra por Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.
A ação penal contra Carla Zambelli foi aberta pelo STF em agosto de 2023, após uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ela é acusada de perseguir, com arma em punho, o jornalista Luan Araújo, identificado como apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).