Mesmo com aprovação de maioria da bancada, deputados do PL não assinaram urgência da anistia; confira
Proposta tem o intuito de acelerar tramitação do texto para anistiar condenados do 8 de janeiro

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A bancada de integrantes do Partido Liberal (PL), oposta ao governo Lula, tem em sua maioria parlamentares que apoiam a urgência do pedido de anistia para os condenados no dia 8 de janeiro. Dos 92 parlamentares que integram a bancada, cinco deles não haviam assinado o requerimento até o fim da noite de terça-feira (8).
As informações constam na lista de assinaturas do documento. A bancada do PL pressiona os deputados a assinarem o requerimento.
Confira o nome dos deputados do PL que, até o momento, não assinaram a urgência:
-Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP);
-Detinha (PL-MA);
-João Carlos Bacelar (PL-BA);
-Josimar Maranhãozinho (PL-MA);
-Robinson Faria (PL-RN).
Os parlamentares ainda pressionaram o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), a pautar a proposta no plenário da Casa ou a entregá-la a uma comissão especial, mas Motta afirmou, no dia 1° de abril, que não cederá a pressão.
A lista já ultrapassou 200 assinaturas, mas Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara, tenta chegar a 257 assinaturas. Deputados de siglas como União Brasil e Republicanos também assinaram o requerimento de urgência.
Caso a proposta atinja 257 assinaturas, que representa maioria absoluta de deputados, a matéria pode ir a Plenário sem passar pelas comissões da Câmara. Essa movimentação deve encurtar a tramitação do texto na Câmara dos Deputados.