Meta é multada por falhas na proteção de dados
Empresa foi multada pela Comissão de Proteção de Dados (DPC) da Irlanda em 91 milhões de euros
Foto: Reprodução
A empresa Meta foi multada pela Comissão de Proteção de Dados (DPC) da Irlanda em 91 milhões de euros, equivalente a 102 milhões de dólares. A penalização é resultado da investigação iniciada em 2019 quando a empresa revelou armazenar as senhas de usuários em formato não criptografado, sendo uma falha na proteção de dados.
A comissão apontou quatro infrações na proteção de dados e evidenciou a falta de medidas de segurança adequadas para senhas. O valor soma à penalidade anterior, aplicada pela DPC, de 1,2 bilhão de euros devido ao envio inadequado de dados de usuários para os Estados Unidos.
O representante da Meta afirmou que não há provas de que as senhas tenham sido acessadas de forma indevida e que a companhia já implementou ações para corrigir os erros. O vice-comissário da DPC, Graham Doyle, relembrou a importância de não armazenar senhas em textos simples.
A decisão completa ainda será divulgada pela DPC com análises mais detalhadas das falhas de segurança. O caso levantou discussões sobre a proteção de dados pessoais e a responsabilidade das empresas em garantir a segurança desses dados.