Meta processa empresas brasileiras por venda de seguidores e likes
Esse é o primeiro processo do tipo realizado pela empresa norte-americana no Brasil
Foto: Reprodução/Meta
A Meta decidiu processar empresas brasileiras que ofereciam pacotes de venda de engajamento falso no Instagram. Como informou o G1, na última segunda-feira (15), essas instituições ofereciam a possibilidade de comprar seguidores, ajudando a aumentar a popularidade dos perfis dispostos a pagar pelo serviço.
Entre as empresas, estão a MGM Marketing Digital LTDA e a Igoo Networks Eireli. Ambas as marcas atuavam na rede social com diferentes nomes, entre os quais “SMM Revenda”, “InstaBrasil”, “Seguidores Brasil”, “InstaCurtidas” e “Seguidoresgram”, que em alguns casos solicitavam os dados de login dos usuários.
O documento ainda revela que as duas acusadas vendiam curtidas e visualizações para outros perfis na plataforma, interessados em aumentar seu engajamento. Entretanto, esse tipo de prática viola as normas de uso do Instagram, conforme a dona do Facebook.
Esse é o primeiro processo do tipo realizado pela Meta no Brasil. As ações correm na 1ª e na 2ª Varas Empresarial e de Conflitos de Arbitragem, em São Paulo. O juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi é o responsável pelo caso.