Brasil

Método de correção do Enem dará nota menor para quem chuta questões

Sistema do Inep busca identificar quem realmente se preparou

Por Da Redação
Ás

Método de correção do Enem dará nota menor para quem chuta questões

Foto: Reprodução/Freepik

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), programado para começar no domingo (17), adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como metodologia de avaliação das provas. O sistema, segundo informações do MEC (Ministério da Educação), não considera apenas o número de acertos, mas, também, o desempenho do indivíduo por meio das "habilidades do avaliado e características das questões." Cada questão, de acordo com o método, é qualificada por meio três parâmetros: a proficiência, o grau de dificuldade e, ainda, a chance de acerto por "chute" (quando o estudante decide por responder de forma aleatória e sem domínio do assunto exigido pela prova). 

Isso significa que os testes do exame são preparados com perguntas pré-classificadas como fáceis, médias e difíceis. "O esperado é que o candidato tenha um desempenho melhor nas mais simples. A TRI faz uma análise estatística, 'antichute', para calcular uma nota final que indique se houve coerência nas respostas", explica João Pitoscio Filho, coordenador de química do cursinho Etapa.

Com isso, a nota final é diretamente impactada porque no natural para esse indivíduo era não encontrar grandes dificuldades nessas questões. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão federal responsável pelo Enem, a teoria de resposta ao item "pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência e errar aqueles com nível de dificuldade maior."

Para Pitoscio Filho, a melhor forma do aluno lidar com as questões mais "complicadas" é partir pelas mais objetivas (principalmente nas prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias). "Primeiro fazer a prova atacando as questões mais diretas, mas lembrando que quanto maior o acerto melhor. O que ele tem que evitar é chutar qualquer coisa. Ele tem que acertar muitas questões com coerência".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário