México autoriza uso emergencial da vacina Sputnik V
Primeiras 400 mil doses serão enviadas nos próximos dias
Foto: Reprodução/Getty Images
A Comissão de Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) do México, que regulamenta o uso de medicamentos, autorizou nesta terça-feira (2) o uso emergencial da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19, segundo informara as autoridades mexicanas. "A Cofepris acaba de conceder autorização para o uso emergencial da vacina Sputnik V", anunciou Hugo López Gatell, subsecretário de Saúde e estrategista contra a pandemia, em coletiva de imprensa.
Com a autorização, os russos agora têm "o compromisso de enviar 400 mil doses ao México em poucos dias", que serão aplicadas em 200 mil pessoas por tratar-se de uma fórmula que necessita duas aplicações. Ele explicou que o México já assinou o contrato de compra da vacina e que o documento já foi enviado à Rússia. A aprovação no México ocorreu no mesmo dia em que a revista "The Lancet" publicou estudos que mostram que a Sputnik V tem uma eficácia de 91,6%.
Até agora, apenas as vacinas da Pfizer/BioNTech estava sendo aplicada a profissionais de saúde de todo o país e a professores do sul do México. A outra vacina já aprovada pelo Cofepris é a da AstraZeneca, desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford e que será envasada no país após ser produzida na Argentina. Com 126 milhões de habitantes, o México possuí 1.874.092 infectados e 159.533 mortes de até a terça-feira (2).