• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Micro e pequenas empresas lideram busca por recuperação judicial, diz Serasa Experian
Economia

Micro e pequenas empresas lideram busca por recuperação judicial, diz Serasa Experian

Em outubro deste ano, foram 67 pedidos registrados

Por Da Redação
Ás

Micro e pequenas empresas lideram busca por recuperação judicial, diz Serasa Experian

Foto: Agência Brasil

Dados da Serasa Experian, divulgados nessa segunda-feira (21), mostram que as micro e pequenas empresas lideraram a procura pelo processo de recuperação judicial em outubro, marcando 67 pedidos frente aos 32 feitos no mesmo mês do ano passado. Conforme aponta o Indicador de Falências e Recuperação Judicial, os negócios de médio porte ficam em segundo lugar, com 29 pedidos, seguidos pelos grandes, que tiveram 11 solicitações.

“Os empreendimentos de menor porte foram os mais afetados pela instabilidade econômica e, além disso, possuem naturalmente um menor fôlego de caixa. Dessa forma, mesmo com a retomada gradual da economia, baixa da inflação e a volta do poder de compra, eles seguem sendo impactados pelas altas constantes da Selic e encontrando desafios para se reerguer dessa crise financeira”, disse o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O cenário geral, que considera empresas de todos os tamanhos, totalizou 107 requisições em outubro frente às 60 feitas no mesmo mês do ano anterior, um aumento de 78,3% na comparação ano a ano. 

Confira abaixo os dados completos:


A análise por setor registrou a maior quantidade de solicitações para as empresas que atuam na área de Serviços (56). Em sequência estão o Comércio (31), a Indústria (12) e o segmento primário (8). 

Pedidos de falências

Em outubro, foram feitos 71 pedidos de falências, enquanto o mesmo período de 2021 registrou 99 solicitações. Os números significam uma queda de 28,3%. Também nesse ranking foram as MPEs que mais solicitaram o recurso, marcando 45 pedidos. Na análise por setor, os negócios da área de Serviços também são os mais afetados, com 37 requisições. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário