Mundo

Mídia internacional destaca indiciamento de Bolsonaro pela PF

Relatório da investigação de 884 páginas foi enviado ao STF

Por FolhaPress
Ás

Mídia internacional destaca indiciamento de Bolsonaro pela PF

Foto: Isac Nóbrega/PR

A imprensa internacional repercutiu o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 36 pessoas em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado. O relatório da investigação de 884 páginas foi enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal). Com o indiciamento, a Polícia Federal apontou quais crimes os investigados teriam praticado a partir do conjunto de elementos reunidos ao longo da investigação.
*
The Guardian

O jornal britânico The Guardian classificou Bolsonaro como um "um capitão do exército desonrado que se tornou político populista". Ao noticiar o indiciamento, o jornal também definiu o governo de Jair Bolsonaro como uma "administração de extrema direita".

Al Jazeera

A emissora Al Jazeera falou que Bolsonaro está envolvido em uma "conspiração golpista", depois que perdeu as eleições presidenciais de 2022 para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Uma semana após a posse do presidente Lula, em janeiro de 2023, os apoiadores de Bolsonaro revoltaram-se na capital Brasília. Alguns manifestantes na altura disseram que queriam criar as condições para um golpe militar, e há muito que há dúvidas sobre o envolvimento de Bolsonaro na instigação dos motins.", diz a Al Jazeera.

El Tiempo

O jornal colombiano El Tiempo destacou o envolvimento de outros integrantes do governo Bolsonaro em inquérito sobre golpe. "A lista também inclui o ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente de Bolsonaro, Walter Braga Netto, o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência Alexandre Ramagem e outros colaboradores próximos da extrema direita, como o general da reserva Augusto Heleno", escreveu.

Washington Post

O jornal norte-americano escreveu que Bolsonaro "negou todas as alegações de que tentou permanecer no cargo após sua derrota eleitoral em 2022 para seu rival, o presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva". "Outras investigações focam em seus papéis potenciais no contrabando de joias de diamante para o Brasil sem declará-las adequadamente, e em direcionar um subordinado para falsificar seus status de vacinação contra a covid-19 e de outros. Bolsonaro negou qualquer envolvimento em ambos", diz o texto publicado pelo Post.

El País

O jornal espanhol El País lembrou que Bolsonaro está inelegível até 2030. Ao noticiar o indiciamento, o periódico destacou que o ex-presidente "foi condenado por abuso de poder, por aproveitar o cargo presidencial para questionar sistematicamente a segurança do sistema de votação". "Os investigadores sustentam que o golpe não foi concretizado porque os golpistas não obtiveram o apoio dos então comandantes do Exército e da Aeronáutica, generais Marco Antonio Freire Gomes e Carlos de Almeida Baptista".

The New York Times

O New York Times ressaltou que os problemas jurídicos de Bolsonaro se agravaram. "As acusações agravam drasticamente os problemas jurídicos de Bolsonaro e destacam a extensão do que as autoridades chamaram de tentativa organizada de subverter a democracia do Brasil".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário