• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Putin anuncia lançamento de novo míssil contra a Ucrânia e Kremlin diz 'não ter dúvidas' de que EUA entenderam o recado russo
Mundo

Putin anuncia lançamento de novo míssil contra a Ucrânia e Kremlin diz 'não ter dúvidas' de que EUA entenderam o recado russo

Ataques russos deixaram ao menos dois mortos e 12 feridos no nordeste da Ucrânia

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Putin anuncia lançamento de novo míssil contra a Ucrânia e Kremlin diz 'não ter dúvidas' de que EUA entenderam o recado russo

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Vladimir Putin anunciou o lançamento de um novo modelo de míssil de médio alcance, batizado de "Oreshnik", contra a Ucrânia. Após o anúncio do líder russo, o Kremlin - fortaleza dentro de Moscou, capital da Rússia - afirmou nesta sexta-feira (22) que "não tinha dúvidas" de que os Estados Unidos da América (EUA) entenderam o recado da Rússia.

Segundo dito por Putin na quinta-feira (21), o ataque aconteceu em resposta à autorização dada pelos EUA e Reino Unido para que a Ucrânia use armas ocidentais em ações contra a Rússia. 

O alvo do ataque russo foi um complexo industrial ucraniano na região de Dnipropetrovsk. O Parlamento ucraniano precisou suspender a sessão marcada para esta sexta-feira após avisos de ataques russos contra o distrito de Kiev, onde estão localizados os edifícios governamentais.

O prefeito da cidade de Sumy, localizada no nordeste da Ucrânia, informou em uma publicação no Telegram que, ataques russos deixaram ao menos dois mortos e 12 feridos na região. A administração militar detalhou que um prédio residencial foi atacado por um drone russo. 

Na quinta-feira, a Rússia utilizou o "Oreshnik" para atacar um dos "maiores e mais conhecidos complexos industriais desde os tempos da União Soviética, que ainda hoje produz tecnologia de mísseis e outras armas”, na região de Dnipropetrovsk, segundo Putin. A ação foi um contra-ataque ao uso dos ATACMS - mísseis balísticos fabricados nos EUA - fornecidos pelos EUA à Ucrânia.

Relação dos Estados Unidos nos conflitos entre Rússia e Ucrânia

No domingo (17), o governo dos EUA autorizou o uso dos próprios sistemas de mísseis de curto e médio alcance em ataques contra posições distantes da fronteira com a Rússia. Putin disse que o lançamento de mísseis de curto e médio alcance no conflito será decidido pelos próprios russos, "a depender das ações dos Estados Unidos e dos seus satélites". O líder russo ainda complementou dizendo que considera ter "o direito de usar as nossas armas contra alvos militares dos países que permitem o uso das suas armas contra os nossos alvos".

Putin ainda declarou que os conflitos com a Ucrânia assumiu aspectos de "caráter global" e que o pais está preparado para qualquer cenário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário