Milhares de formigas tanajuras aparecem mortas em praias do Rio e Região Metropolitana
Mesma situação foi presenciada na última semana por banhistas de praia no Espírito Santo
Foto: Reprodução/TVGlobo
Moradores de bairros do Rio de Janeiro e de Niterói, na Região Metropolitana, flagraram milhares de formigas tanajuras nos últimos dias. A mesma situação foi presenciada na terça-feira (15) por banhistas da praia da Barra do Sahy, em Aracruz, no norte do Espírito Santo.
Segundo Jarbas Marçal, biólogo e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a aparição das formigas está relacionada a reprodução, que é comum nesta época do ano por conta da combinação de chuvas com a temperatura elevada.
“Essa combinação de chuva com temperatura elevada é o período da revoada das saúvas. Então o ninho produz formigas aladas, que são as rainhas, e os machos voam. As rainhas são fecundadas e vão formar novas colônias. Elas caem no chão, cortam as asas, se livram delas e vão começar a cavar para formar novas colônias”, afirmou o biólogo em entrevista ao programa Bom Dia Rio, da TV Globo.
Na Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio, um vídeo que circula na internet mostra a areia tomada por formigas.
Em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, as formigas apareceram nas casas e quintais. Em Realengo, os moradores contam que viram verdadeiras revoadas.
Na Praia de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana, elas também foram vistas se escondendo nas areias.